quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Reconhecimento


No almoço de final de ano da Escola Carlos D. de Andrade, realizado em 15/12/2010, o aluno Henrique Allan que estudou nesta escola desde a 1ª série em 2000, aproveitou o momento, onde estavam vários funcionários da escola, para agradecer pelos ensinamentos epela amizade de todos. Leia o texto elaborado por ele:


Comunicado importante

Dezesseis anos. Tanto tempo que é até impossível de se esquecer. Mas quem disse que eu quero esquecer?
A minha idade também diz respeito ao tempo em que tenho passado nesta escola. É bastante tempo. Me considero do grupo dos veteranos. Tanto tempo me permite dizer que essa escola é minha segunda casa. E essa nomenclatura fica bem mais fácil de se atribuir por existir a possibilidade de se esbarrar, em qualquer lugar e a qualquer instante, com alguém da família que trabalha ou estuda aqui.
Ai, ai... Família! Minha família!Meus pais trabalham tanto. Foi muito bom ter estudado aqui. Desse jeito pude passar um tempo a mais com essas pessoas que são as que eu mais amo no mundo. E se eu não estivesse estudado aqui? Basicamente, encontraria meus pais apenas na hora do café da manhã, do almoço e do jantar. Ah, também nos finais de semana. Mas os finais de semana são tão curtos...
Família. Foi bom também poder ter um tempo a mais com minha irmã, minhas tias e meus primos. Essa gente toda me faz muito feliz.
Família. Não posso me esquecer da minha família não-sanguínea. Os que conquistaram um espaçozinho a mais no meu coração e entraram para o grupo dos familiares. São aqueles que eu conheço há tanto tempo e que são tão meus amigos que tem até um passe livre de entrada e saída da minha casa, assim como eu também tenho um passe livre para a casa deles (pelo menos acho que tenho).
Esse é o lugar em que eu pude dar muita risada. O tempo passado aqui me deu muita alegria. Alcancei muitas vitórias. Ganhei alguns prêmios. Tudo graças a toda aquela minha família que me ensinou muita coisa e que me deu muito apoio, e graças a todos aqueles que também se propuseram a me fazer aprender: meus mestres, meus professores.
Sim, foram muitas alegrias, mas não posso descartar da memória alguns poucos momentos que me deixaram triste. Senti a falta de alguns professores que em determinado tempo pararam de me dar aulas e senti falta de amigos que saíram da escola.
Outros momentos (mais raros) também me marcaram. Sinto um pouco de vergonha em falar deles, pois são aqueles momentos em que estive furioso. Brigas, mal-entendidos e desacordos estiveram presentes aqui comigo. Mas isso, sim, eu prefiro me esquecer.
Pois bem. Próxima lembrança...
Jamais vou me esquecer das reuniões e das datas comemorativas na escola, regadas a muita festa e muito trabalho. Nesses dias eu não me propunha a fazer nada que atrapalhasse a minha ida até a escola. Adorava reencontrar todos (ou quase todos) nos bastidores desses eventos. Eu até ajudava na organização e na arrumação. Momentos que cansaram, mas que também nos deram alegria.
Meu Deus! Está sendo tão difícil ter que me despedir dessa fase da minha vida. Todas essas coisas vão me fazer muita falta.
Mas a gente sabia que isso iria acontecer um dia. Tenho que seguir em frente e me despedir de vocês.
Quero parabenizar a todos vocês, funcionários que fazem o melhor por esta escola que a gente tanto ama e defende. E lhes agradecer por tudo o que fizeram por mim nesse tempo todo. Muito obrigado às meninas da Secretaria, às meninas da cozinha (as quais eu chamo carinhosamente de “as tias da merenda”), às meninas da limpeza, aos inspetores, ao pessoal da manutenção, aos guardas e aos professores que eu tanto gosto mas que não me deram aulas. Agradeço aos meus queridos professores que me ajudaram e ensinaram muito desde a minha 1ª série (no ano 2000) até o meu 3º ano (2010). E um “Muito Obrigado” especial ao pessoal da orientação, supervisão e direção, que foram as pessoas que estiveram mais perto de mim nesses anos todos, sempre me ajudando, me alegrando e dando broncas quando foi necessário.
Todos vocês são muito importantes para mim. Vocês me ajudaram a ser a pessoa que eu sou. Muito obrigado por terem aceitado a minha amizade e serem meus amigos.
E agora deixo meu comunicado importante: Estou saindo da escola, mas quando menos esperarem, estarei aqui para fazer uma visita e matar as saudades que eu tanto vou ter de vocês.

Henrique Allan França Belchior.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto Observando Formas

Após as observações e registros fotográficos dos prédios do município, os alunos escolheram uma das imagens observadas e construíram uma réplica utilizando as proporções que acharem mais adequadas. As professoras de Artes e Matemática deram suporte nesta atividade, de acordo com os recursos de cada disciplina (figura geométrica, escalas, pintura,etc.) utilizados nas maquetes.
Esta foi uma tarefa que despertou muito interesse nos alunos. Durante a construção de suas maquetes, houve bastante empenho, força de vontade e entusiasmo. As dificuldades encontradas foram superadas e o resultado foi a satisfação de ver o produto final do projeto realizado.

Projeto Observando Formas



11º momento- Identicação das formas geométricas no ambiente escolar


Nesta estapa, os alunos observaram e representaram em desenho algumas formas geométricas presentes na escola, garantindo a proporcionalidade das medidas através de escalas que julgarem mais apropriadas. Ao realizar esta tarefa, estavam identificando e reconhecendo as formas geométricas estudadas no projeto.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alunos premiados na 6ª OBMEP



Nesta sexta-feira(03/12/2010) a direção da EEEFM. Carlos D. de Andrade, de Presidente Médici homenageou os alunos premiados na 6ª OBMEP. A Escola tem um histórico de medalhas nesta Olimpíada ( 3 de ouro, 01 de prata e no ano de 2010, 01 de bronze). Os alunos premiados neste ano foram:
Leonardo Silva Brito (6º ano)- Medalha de bronze- Nível 1
Thallita Hannah F. Belchior(8º ano)- Menção Honrosa- Nível 2
Henrique Allan F. Belchior(3º ano Ensino Médio)- Menção Honrosa- Nível 3
Itamar Yamamoto(3º ano Ensino Médio)- Menção Honrosa- Nível 3



Alunos e professoras de Matemática

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto " Observando Formas"

10º momento: A geometria das cidades






Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática da escola para realizar essa atividade. A professora os orientou quanto à execução da mesma no computador, por meio do programa RIVED, no arquivo "Geometria das cidades". Os alunos verificaram o seguinte:

1ª tela: Mostra a foto de uma cidade em perspectiva, onde se vêem prédios, casas e telhados de vários formatos. Ao passar o mouse sobre algumas imagens desta cidade, destacam-se as formas de poliedros ou corpos redondos (paralelepípedo, cone, cilindro, pirâmide de base quadrada e hexagonal e prisma triangular).

2ª tela: Os poliedros e corpos redondos, ao serem destacados da fotografia, vão se colocando à direita da tela como botões para serem manuseados.

3ª à 14ª tela: Os alunos exploraram os poliedros em todas as suas particularidades, propriedades, características e tiveram a oportunidade de revisar as nomenclaturas estudadas anteriormente.

Projeto Observando Formas

9º momento - Modificação das construções ao longo do tempo

A professora Elianis apresentou aos alunos, slides com fotos antigas e recentes da nossa cidade promovendo uma comparação entre as construções antigas e atuais, bem como, discutindo sobre o ambiente natural e ambiente construído.
A professora Andréia também apresentou slides com fotos de construções antigas e atuais de vários lugares. Os alunos tiveram a oportunidade de observar as inovações nas construções atuais e se admiraram em conhecer prédios com forma de cilindro.


domingo, 7 de novembro de 2010

Projeto "Observando Formas"

8º momento: Reconhecendo arestas e vértices em um poliedro



6ºA


Nesta etapa, a professora dispôs na carteira um hexaedro.Pediu aos alunos que com a massinha de modelar e com os palitos de dente construíssem o “esqueleto”. Porém, deveriam fazer uma previsão inicial de quantos palitos e de quantas bolinhas de massa de modelar seriam necessárias para realizar esta ação.
Após a montagem, os alunos fizeram comparação da ação realizada com as hipóteses anteriormente formuladas.
Depois de montarem os esqueletos de alguns poliedros, a professora também montou o seu utilizando o geolig. IAssim, permitiu que os alunos tivessem uma melhor visualização da montagem dos poliedros. Para cada poliedro representado, identificava-se as faces (revisão dos carimbos feitos no papel craft), as arestas (representadas pelo palito de dente na construção dos alunos e pelo palito de churrasco, na do professor) e os vértices (representados pela massa de modelar na construção dos alunos).

Projeto " Observando Formas"

7º momento: Há semelhanças e diferenças em moldes de poliedros e corpos redondos?





Foram distribuídosr moldes de diferentes poliedros e corpos redondos para cada aluno. A professora Andréia solicitou que os alunos colorissem de vermelho os poliedros e de azul os corpos redondos e depois deveriam recortar e montar os sólidos geométricos.
Socializaram os movimentos realizados para o fechamento dos sólidos evidenciando que nos poliedros faz-se necessário vincar enquanto isso não ocorre com os corpos redondos.

Projeto "Observando Formas"

6º momento: Diferenciando Prismas de Pirâmides




A professora Andréia convidou um grupo de três alunos para distribuírem os sólidos geométricos em destaque na mesa, em dois grupos, observando suas faces laterais. Depois de organizado, questinou à turma se faria a organização de modo diferente ou se mudaria algum sólido de grupo, explicitando o porquê. Em todas as turmas os alunos expuseram suas opiniões. Esgotados os questionamentos a professora anotava as características de cada grupo, nomeando-os em prismas (superfície lateral com quadriláteros paralelogramos, duas bases iguais, etc.) e pirâmides (superfície lateral com triângulos, uma só base, etc).
Aproveitou a oportunidade para esclarecer que há poliedros ou composição de poliedros que não se classificam nem como prismas nem como pirâmides.

Uma aluna do 6ºB escreveu o seguinte texto, sobre essa etapa:

"Nós aprendemos nessa aula que:
-Prismas: tem duas bases de igual forma e tamanho;
-As laterais são formadas por paralelogramos(quadrado, retângulos).
Pirâmides:
-Tem uma só base;
-As laterais são formadas por triângulos."

Projeto Observando Formas

5º momento: Diferenciando Poliedros de Corpos Redondos






A professora colocou sobre uma mesa um corpo redondo (cilindro) e pediu que os alunos o reproduzissem com a massa de modelar. Após o término dessa tarefa solicitou que os alunos explorassem o movimento realizado para reproduzir o cilindro.
Depois colocou sobre a mesa, em destaque, um poliedro (hexaedro) e novamente pediu que eles a reproduzissem com a massa de modelar. Mais uma vez, solicitou que se expressassem sobre os movimentos realizados para desempenhar a tarefa. Evidenciou as diferenças de movimentos realizadas: utilizaram a mesa e as mãos para dar forma arredondada ao cilindro ou achataram a massinha para dar forma ao cubo.
"A professora Andréia pediu aos alunos pegarem a massinha para fazerem alguns objetos geométricos(...) Para fazer o cilindro tivemos que enrolar(a massinha) e para fazer o cubo tivemos que achatar e apertar na mesa". Joycemilena 6ºB

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Projeto " Observando Formas"

4º momento: Confeccionando massinha de modelar



Essa atividade foi super divertida. As turminhas do 6º ano se empenharam bastante para fazer suas massinhas de modelar que serão utilizadas no quinto momento do projeto. Que animação! Parabéns galera!!!

"Nós colocamos os ingredientes... e todos juntos fizemos a massinha de modelar.(...)Eu achei muito legal e uma parte muito importante do Projeto Observando Formas."Angélica - 6ºB

Projeto" Observando Formas"

3º momento: carimbando com objetos









Nessa etapa, a professora organizou os sólidos geométricos sobre uma mesa e fixou no quadro os papéis craft. Durante a aula solicitou que cada aluno escolhesse um sólido geométrico, passasse tinta guache e carimbasse nos papéis. Depois a professora discutiu sobre a atividade e explicou que alguns objetos:
-Carimbaram o papel deixando a marca de um círculo ou de um “pedaço de reta” (isso só ocorre com cones e cilindros);
-Somente a esfera carimbou o papel com um ponto;
-carimbaram o papel, deixando a marca de regiões com “lados retos” (regiões poligonais). Esses são os poliedros.
A professora informou aos alunos os nomes dos objetos e que as partes dos poliedros que carimbaram as figuras no papel são suas faces. Explicou que a esfera, o cilindro e o cone são denominados corpos redondos eo demais são poliedros.

Projeto "Observando Formas"

2º momento:Critérios de classificação




A professora Andréia solicitou aos alunos, individualmente, que organizassem as peças do bloco lógico, espalhadas nas mesas,utilizando um critério. Em determinado momento os alunos falavam que critérios utilizaram para organizar as peças: cor, tamanho, forma, etc.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto " Observando Formas"

1º momento: Aprendendo a produzir relatos de experiência vivida




Iniciamos com essa atividade porque os alunos farão relatos após cada etapa do projeto. Assim, a aprendizagem do gênero textual: relato de experiência vivida é importante para que os alunos saibam relatar os avanços e dificuldades na realização das atividades.

Projeto Observando Formas


Em setembro, iniciamos o Projeto " Observando Formas" com as turmas do 6º ano dessa Escola.
Financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos Escolares-PROFIPES, tem como objetivo: Promover a observação, a descrição, a representação e classificação de poliedros e corpos redondos desenvolvendo a integração com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes com o intuito de permitir que os alunos construam idéias mais completas sobre as figuras geométricas e suas propriedades.
As professoras envolvidas no projeto são: Andréia ( Matemática), Elianis (Artes), Alessandra e Sheila ( Língua Portuguesa).

Durante a execução do projeto serão desenvolvidas atividades como: classificação através de critérios próprios ou pré-estabelecidos, montagem de esqueletos de sólidos geométricos, observação e representação de sólidos geométricos, utilização de moldes de sólidos geométricos, pesquisa sobre as mudanças nas construções através de fotografias e confecção de maquetes de prédios importantes do nosso município, utilização do laboratório de informática para realizar a atividade “Geometria das Cidades”, além de digitação e publicação, neste blog, dos relatos de experiências produzidos pelos alunos .