sábado, 31 de agosto de 2013

Escola Realiza Conferência Pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através da EEEFM. Carlos D. de Andrade, de Presidente Médici, CRE de Ji-paraná, desenvolveu nessa quinta-feira (29), aIV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) buscando “envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.
 
A temática abordada neste ano é “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. Os subtemas são: Terra, Ar, Água e Fogo. Os coordenadores da conferência foram os professores: Fernando Ramos, Celina Dias e Maria Layse, que tiveram total apoio da equipe gestora e pedagógica.
 
A escola aceitou o duplo desafio:educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transforma em um espaço educador sustentável. Toda a comunidade escolar foi envolvida nesse processo que visao fortalecimento da cidadania ambiental a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, respeitando e valorizando o protagonismo juvenil.
 
O objetivo da conferência é subsidiar pedagogicamente a tarefa de construir conhecimentos para cuidar do Brasil a partir da reflexão sobre as ações e exemplos no cotidiano da escola. Dialogar com a comunidade estudantil é imprescindível para construirmos espaços de referência mantendo relação equilibrada com o meio ambiente.
 
Durante a Conferência na escola, os alunos apresentaram projetos de ação que tratam de cada subtema. O projeto de ação escolhido foi proposto pelos alunos do 9º ano “A” cujo subtema é o Fogo e aborda a questão de energia renovável. Na ocasião, os estudantes escolheram a colega Jéssica de Oliveira Pomaroli Moreira para representar a escola como delegada da Conferência, caso o projeto seja selecionado para a Fase estadual.
 
A Conferência nacional será realizada em Brasília-DF, no período de 25 a 29 de novembro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados (as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.
 
Texto: Maria do Carmo

Fonte:Ascom/Seduc/CRE/ Ji-paraná

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Professora representara o Estado no P. Missão Pedagógica

O resultado da seleção foi motivo de orgulho para a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e para a EEEFM. Carlos Drumond de Andrade, que teve a professora selecionada para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento.
 

Lucimara Lopes França, professora da EEEFM. Carlos Drumond de Andrade, do município de Presidente Médici -RO, Regional da CRE de Ji-Paraná, participará da semana de formação do Programa Missão Pedagógica no Parlamento que ocorrerá em Brasília.

A educadora foi selecionada após participar de um curso à distância. Para participar do curso foram selecionados alguns educadores de cada estado. Os professores com melhor desempenho de cada estado foram selecionados para a capacitação presencial que será realizada em Brasília.

Entre os dias 26 e 30 de agosto, a educadora participara de uma capacitação em Brasília e terão a oportunidade de conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. Após a capacitação presencial, a educadora participara de um modulo a distância para elaborarem projetos de aplicação. Ao todo, foram selecionados 54 professores brasileiros para participar da capacitação.

A professora Lucimara é uma profissional dedicada aos estudos e acredita ser importante investir em sua formação e está sempre pronta para novas aprendizagens, pois assim, poderá a cada dia melhorar sua prática em sala de aula.

O gestor Celso Belchior tem orgulho de dizer que a escola que dirige tem sido destaque em eventos nacionais não só com professores, como também com alunos vencedores em diversos concursos. “Trabalhar com profissionais, comprometidos e dedicados, me faz ter a certeza que vale a pena acreditar na educação e cada um pode fazer a diferença na sua escola”, afirma o gestor.

Sobre o Programa: 
 
A Câmara dos Deputados desenvolve o programa Missão Pedagógica no Parlamento. Seu objetivo principal é oferecer aos educadores formação em educação para democracia.Esse foi o primeiro programa destinado a professores realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2013 está indo para sua 3ª edição.
 
Anualmente, professores de todos os estados brasileiros têm a oportunidade de participar de uma intensa semana de formação em Brasília-DF. Lá, aprendem e socializam saberes e práticas sobre  como fazer da escola um espaço para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.
 
O Programa tem início com um módulo a distância, para ajustar alguns conceitos voltados para a cidadania e para a democracia. Entre os participantes desse módulo, são selecionados 54 (dois de cada Estado e dois do Distrito Federal) para o encontro presencial em Brasília – DF e, em seguida, esses professores passam a discutir, mediatizados pelo ambiente virtual, de forma prática, de acordo com suas realidades, projetos a serem implementados.
 
As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.
 
 

Texto: Madalena Marcelino - Assessoria Seduc

Fonte e foto CRE/Ji-paraná
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Aluno é campeão na fase estadual em concurso de redação

O aluno Leonardo Silva Brito, do 9º ano da escola estadual Carlos Drummond de Andrade do município de Presidente Médici, recebeu  premiação pela conquista do 1º lugar na Fase Estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2013. Conforme o regulamento, a escola também foi premiada. Neste ano, o concurso teve como tema: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”.

O representante dos Correios da agência de Presidente Médici, Gilmar Oliveira fez a entrega de um Tablet ao aluno vencedor e de um computador à escola.

 Leonardo Silva Brito é um aluno dedicado, estudioso e conhecido por ganhar prêmios em muitos dos concursos que participa. A comunidade escolar fica orgulhosa por mais esse prêmio conquistado.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU ), sediada em Berna, Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Os Correios participam voluntariamente, pois o concurso está alinhado a um dos Objetivos do Milênio, que é “Educação Básica de Qualidade para Todos”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Para os Correios, além do incentivo à educação, o concurso deve promover o incentivo à leitura e à produção textual.

No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Para ler a carta do aluno acesse o link:
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm
 
Texto: Maria do Carmo  França, colaboradora CRE/Ji-Paraná
Foto: CRE/Ji-Paraná
Fonte: CRE Ji-Paraná

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Professora estadual fará curso de inglês nos EUA.

A professora da rede estadual de ensino, Raquel Aparecida de Fátima Martins Cangussu, conquistou uma bolsa de estudos no Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). O Programa está sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceira com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Raquel é professora da Escola Carlos Drummond de Andrade, no município de Presidente Médice, sob a jurisdição da Coordenadoria Regional de Ji-Paraná. Para concorrer à bolsa do PDPI, a professora participou de umteste de avaliação de nível em Língua Inglesa e conseguiu aprovação.  O curso será realizado no período de 24 de junho a 02 de agosto de 2013. 

O Programa visa fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. 

O curso oferece cobertura de custos com: alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta, visto J-1, taxas e materiais escolares, além de uma ajuda de custo.

A iniciativa oferece curso intensivo de (06) seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de Língua Inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.
 
Texto: Maria do Carmo, colarobadora CRE/Ji-Paraná
Fonte: Ascom/Seduc